Educação Socioprofissional - A Caminho da Igualdade


Este blogefólio nasce no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, do curso de Licenciatura em Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo. Contudo, na sua normalidade tudo o que nasce deve crescer e desenvolver-se, assim sendo este blogefólio tem vindo a crescer, agora ministrado pela Master Orquídea Campos, no âmbito da Unidade Curricular, Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II . O blogefólio tem como objetivos a partilha informações entre indivíduos de diferentes áreas geográficas, uma vez que pode ser visualizado em todas as regiões do Mundo, esta ferramenta permite dar mais visibilidade ao curso (Educação Socioprofissional), sendo também uma forma de mostrar o desenvolvimento do meu trabalho.

Todo este trabalho, enriquece-me pessoalmente e profissionalmente.

Aprendizagem Social - Modelo de Aprendizagem de Albert Bandura


Aprendizagem Social por Observação ou por Modelação, foi desenvolvida por Albert Bandura, que desenvolveu um conjunto de experiências para fundamentar a sua teoria.
A teoria social cognitiva de Bandura ,mostra o impacto do renovado interesse da psicologia nos fatores cognitivos, pretendendo observar o comportamento dos indivíduos durante a interação, assim sendo não utilizava a introspeção nem enfatizava a importância da recompensa ou do reforço na aquisição ou modificação do comportamento. 
Ideia geral deste modelo de aprendizagem:
A experiência dos outros pode conduzir à aquisição de novos comportamentos e assim, um individuo pode adquirir um novo comportamento a partir da observação de um modelo, através do processo designado por modelação que envolve: a observação, imitação e integração, em que o individuo aprende um comportamento que passa a integrar o seu quadro de respostas. A aprendizagem social processa-se através da socialização, que decorre desde o nascimento ate à morte do individuo.
Exemplo:
Quando a criança começa aprender andar a falar ou a escrever fá-lo através do processo de observação direta dos comportamentos dos modelos sejam eles os pais os professores ou das pessoas com quem convivem com frequência.
Bandura sublinha a importância do reforço neste tipo de aprendizagem, distinguindo reforço directo de reforço vicariante.
 Assim sendo emitimos um reforço direto quando o observador é reforçado ao reproduzir o que observou, e reforço vicariante ou indireto quando o modelo é que é reforçado.
Exemplos:
-A criança que segura bem o lápis quando começa a escrever ouve um elogio, é reforçada --------------------reforço direto.
-A criança observa que uma pessoa, por ter determinado comportamento, é recompensada, este facto estimula-a a imitar esse comportamento---------------- reforço vicariante.
Fatores que favorecem Aprendizagem social
-Aprendizagem social depende de características pessoais de quem aprende:
-Atenção;
-Retenção;
-Reprodução;
- Motivação;
 -E ate mesmo a própria noção de eficácia e competência.
Para além destes fatores existem outros igualmente importantes que favorecem a aprendizagem social:
-Proximidade afectiva do modelo;
-Idade do modelo;
-Género do modelo;
-Estatuto do modelo.
Concluindo as teorias e as aplicações de Bandura foram bem aceites na psicologia, Bandura defende que as pessoas aprendem muito através da imitação, e foi isso que o levou a interessar-se pela aprendizagem, pela observação e a formular a sua teoria cognitiva social, envolvendo-se com questões referentes à agressão e a auto-eficácia. Bandura também desenvolveu terapias comportamentais que têm sido utilizadas pela nossa atual sociedade, ou seja, somos uma sociedade tecnológica, onde a importância do fator modelo é enorme. As crianças aprendem não apenas o que lhes é dito que devem fazer (pois não são robôs), mas principalmente o que vêm ser feitos por outras pessoas.
                                                                                                                      
Cátia Monteiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Enviar um comentário