Aprendizagem
Social por Observação ou por Modelação, foi desenvolvida por Albert Bandura,
que desenvolveu um conjunto de experiências para fundamentar a sua teoria.
A
teoria social cognitiva de Bandura ,mostra o
impacto do renovado interesse da psicologia nos fatores cognitivos, pretendendo
observar o comportamento dos indivíduos durante a interação, assim sendo não
utilizava a introspeção nem enfatizava a importância da recompensa ou do
reforço na aquisição ou modificação do comportamento.
Ideia geral deste
modelo de aprendizagem:
A
experiência dos outros pode conduzir à aquisição de novos comportamentos e
assim, um individuo pode adquirir um novo comportamento a partir da observação
de um modelo, através do processo designado por modelação que envolve: a
observação, imitação e integração, em que o individuo aprende um comportamento
que passa a integrar o seu quadro de respostas. A aprendizagem social
processa-se através da socialização, que decorre desde o nascimento ate à morte
do individuo.
Exemplo:
Quando
a criança começa aprender andar a falar ou a escrever fá-lo através do processo
de observação direta dos comportamentos dos modelos sejam eles os pais os
professores ou das pessoas com quem convivem com frequência.
Bandura sublinha a importância
do reforço neste tipo de aprendizagem, distinguindo reforço directo de
reforço vicariante.
Assim sendo emitimos um
reforço direto quando o observador é reforçado ao reproduzir o que observou, e
reforço vicariante ou indireto quando o modelo é que é reforçado.
Exemplos:
-A criança que segura bem o
lápis quando começa a escrever ouve um elogio, é reforçada --------------------reforço
direto.
-A criança observa que uma pessoa, por ter determinado
comportamento, é recompensada, este facto estimula-a a imitar esse
comportamento---------------- reforço vicariante.
Fatores que favorecem
Aprendizagem social
-Aprendizagem social depende de características pessoais
de quem aprende:
-Atenção;
-Retenção;
-Reprodução;
-
Motivação;
-E ate mesmo a própria noção de eficácia e
competência.
Para além destes fatores existem
outros igualmente importantes que favorecem a aprendizagem social:
-Proximidade afectiva do
modelo;
-Idade do modelo;
-Género do modelo;
-Estatuto do modelo.
Concluindo
as teorias e as aplicações de Bandura foram bem aceites na psicologia, Bandura
defende que as pessoas aprendem muito através da imitação, e foi isso que o
levou a interessar-se pela aprendizagem, pela observação e a formular a sua
teoria cognitiva social, envolvendo-se com questões referentes à agressão e a auto-eficácia.
Bandura também desenvolveu terapias comportamentais que têm sido utilizadas
pela nossa atual sociedade, ou seja, somos uma sociedade tecnológica, onde a
importância do fator modelo é enorme. As crianças aprendem não apenas o que
lhes é dito que devem fazer (pois não são robôs), mas principalmente o que vêm
ser feitos por outras pessoas.
Cátia Monteiro
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