Educação Socioprofissional - A Caminho da Igualdade


Este blogefólio nasce no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, do curso de Licenciatura em Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo. Contudo, na sua normalidade tudo o que nasce deve crescer e desenvolver-se, assim sendo este blogefólio tem vindo a crescer, agora ministrado pela Master Orquídea Campos, no âmbito da Unidade Curricular, Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II . O blogefólio tem como objetivos a partilha informações entre indivíduos de diferentes áreas geográficas, uma vez que pode ser visualizado em todas as regiões do Mundo, esta ferramenta permite dar mais visibilidade ao curso (Educação Socioprofissional), sendo também uma forma de mostrar o desenvolvimento do meu trabalho.

Todo este trabalho, enriquece-me pessoalmente e profissionalmente.

Comunicação Interpessoal

T
todos os indivíduos são dotados de senso comum, o que nos permite sempre ter perceção sobre alguns assuntos, e no que diz respeito á comunicação pensamos que toda a pessoa tem incessantemente algo acrescentar, de certa forma o senso comum é o que nos guia, o que nos leva a curiosidade pelo científico, e muitas das vezes é essa curiosidade que nos recruta aprofundar os nossos conhecimentos, assim depois de algum estudo ficamos mais á vontade para abordar a temática. A comunicação e algo imprescindível do ser Humano e desde sempre existiu, podemos dizer é que a forma como o fazemos é cada vez mais diversificada, mas que a necessidade de cruzar informação sempre viveu, é e por isso que existem alguns componentes que lhe são particulares e que serão abordadas ao longo do trabalho, vem como os fatores facilitadores e lesivos que influenciam a sua transmissão e compreensão. Mas afinal o que significa comunicação interpessoal, “COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL é essencialmente um processo interativo e didático (de pessoa a pessoa) em que o emissor constrói significados e desenvolve expectativas na mente do receptor.”,
Apresentada esta breve introdução vamos aprofundar um pouco sobre o processo de comunicação, e é desta forma que destacamos os seguintes elementos presentes no processo de comunicação que na nossa opinião são uma mais-valia na sua compreensão, ou seja a presença destes elementos bem como a sua definição mostram que o processo de comunicação não seria possível sem as suas presenças, bem como o seu eficaz desempenho, assim sendo distinguimos os seguintes elementos: O Emissor (é a pessoa que se empenha no envio da mensagem na comunicação), o Receptor (é o alvo que recebe a mensagem), a Mensagem (é o conjunto de informação difundida), o Código (é um grupo de símbolos ou sinais capaz de ser organizado de modo a ter significado, quando codificamos uma mensagem (papel do Emissor) decidimos quais os elementos a utilizar e como é possível combiná-los, enquanto o receptor utiliza o código para compreensão da mensagem, descodificando-a, o Meio/Canal (é a base onde a mensagem é levada do emissor ao receptor), o Contexto (é todo aquilo que envolve e influencia a posição da comunicação), e o Feedback (é informação de retorno que permite ajustar a mensagem- eficácia da informação).
Podemos ainda explicar dois conceitos importantes no processo de comunicação, o Ruído e a Redundância, em relação ao ruído este, por causas diversas (demasiado barulho, som demasiado baixo, etc.,) pode nitidamente afetar a comunicação, no que diz respeito á redundância, esta tem um papel importante na qualidade da comunicação uma vez que clarifica e fortalece as ideias pretendidas, os seus elementos podem ser do tipo linguístico, gestual e sonoro e o seu papel é reforçar as ideias de forma a reduzir a perda de informação.  
Estes são então os elementos que na nossa opinião compreendem o processo de comunicação, mas e aqui que a pergunta se opõe, apresentados todos estes elementos como pode uma informação não chegar ao seu destino ou não ser compreendida?! Pois é nesta fase que é importante realçar que desde sempre existiram as chamadas “ barreiras à comunicação”, estas barreiras designam-se por obstáculos que dificultam a comunicação, estes são a diversos níveis como vamos anunciar posteriormente.
Podemos encontrar barreiras ao nível do emissor e recptor, quando se presenciam dificuldades na construção da ideia, na codificação, expressão, audição, descodificação e interpretação, estes são fatores que prejudicam a comunicação é que muitas das vezes estão associados ao nível pessoal de cada individuo que tem transporta consigo toda uma bagagem pessoal, contudo em todas estas condições é necessário um esforço sólido se a sua intenção for a eficácia da comunicação; ao nível do contexto, podemos dizer que estes podem incentivar ou limitar a comunicação, assim como podem ser mais adequados ou menos, acima de tudo tem que existir perceção dos sujeitos para que estes possam perceber qual o melhor momento; ao nível do meio, deparamo-nos com dificuldades, quando este não é o mais adequado, aí os sujeitos têm de ter capacidade de perceber a coesão entre o tipo de mensagem e os seus objetivos; ao nível do código podemos afirmar que este é um elemento importantíssimo, não desfazendo os outros, é que “este” código é o meio de transmissão da mensagem, e se não for dominado pelo receptor e pelo emissor dificilmente será possível a eficácia da comunicação, uma vez que o receptor não terá hipóteses de descodificar a mensagem do emissor, por outro lado temos a mensagem, que pode sem duvida tornar-se uma barreira a comunicação, por diversos aspetos, culturais, morais, pessoais etc., a mensagem tem de ser apropriada capaz de motivar o outro.
Assim sendo, afirma-mos que existem diversos obstáculos á comunicação, mas também já afirmamos que a comunicação é uma mais-valia para o Homem, então e como em tudo na vida temos que ter capacidade de saber ultrapassar obstáculos, e cada um por si deve saber ultrapassa-los, existem então atitudes individuais que são facilitadoras da comunicação, como a estima por si próprio, que equivale á imagem que temos de nós próprios que por sua vez é influenciada pelo próprio meio em que crescemos, contudo todos somos diferentes e nem todas as pessoas possuem a mesma estima por si, e isso pode influenciar a comunicação, o facto de se possuir um bom nível de auto estima facilita toda a comunicação, pois consegue-se exprimir com clareza e aceitar as diferentes opiniões e ideias mesmo que essas não sejam as que defendemos, de qualquer das formas deve-se sempre saber ouvir o outro e respeita-lo, só assim é possível alcançar relações férteis.
A capacidade de escutar é outra aptidão que nem sempre é visível, e prejudica qualquer que seja o processo de interação do Homem, e é neste sentido que devemos possuir certas competências (saber deixar falar, não interromper o outro, não criar juízos de valor etc.,) para facilitar o processo de comunicação, ter a capacidade de ouvir não é apenas isso, é prestar atenção ao que o outro diz para descodificar a mensagem e interpretá-la, pois quem emite deseja sempre atenção de quem recebe.
Por último, temos a capacidade de dar feedback, já referimos anteriormente que o Feedback é informação de retorno que permite ajustar a mensagem, pois todos sabemos o quanto é difícil emitir uma mensagem e não receber um sinal do receptor, existe diversos sinais que se podem utilizar para dar feedback, e por mais ou menos intensos que eles sejam são sempre desejados, pois mesmo que não acrescentem nada á informação, reforçam e cativam a comunicação.
Depois de apresentados todos estes conceitos, não poderíamos esquecer que toda a informação pode ser formada através da comunicação verbal, não-verbal, oral e não oral, e seja qual a for a forma de comunicar, esta tem de ser sempre compreendida.
Assim sendo, a comunicação verbal (oral-não oral) é toda a comunicação que obedece a um código linguístico, onde a informação é transmitida através da fala, escrita e ou da língua gestual.
A comunicação não-verbal (oral-não oral) é toda a comunicação que não possui código linguístico mas que muitas das vezes está associada as expressões inatas do ser humano, como o rir e o chorar, normalmente representam a felicidade e a tristeza, nestes tipos de comunicação a informação é expressa através dos gestos, postura, toque, expressões faciais, do olhar e do tom de voz, ou seja, de todos os atos que estão para além das palavras. Este tipo de comunicação na nossa opinião não é mais nem menos importante, é muitas vezes necessário e imprescindível, pois ainda se defende que um olhar vale mais que mil palavras.
Concluindo, depois de abordar alguns conceitos do Processo de Comunicação, concluímos que existem comportamentos que prejudicam e facilitam a Comunicação, todo o processo de comunicação tem diversas variáveis que tem de ser aperfeiçoadas ou mantidas consoante as situações, o certo é que depois de estudar esta temática sabemos que hoje fizemos melhor que ontem e amanhã será melhor que hoje, nem sempre é fácil comunicar, mas como futuros profissionais na área da Educação Socioprofissional temos que aprender a lidar com as mais diversas situações e comunicar é o passaporte para resolução das mais inconstantes problemáticas que podemos encontrar.
Para comunicar é necessário “um e outro”, e é também necessário que a transmissão tenha sentido e significado para ambos, só assim será possível estabelecer relações de confiança, e no que diz respeito a nossa futura profissão é o que mais necessita-mos, que o “outro” confie em nós, podemos utilizar as mais variáveis formas de comunicar, mas temos que ter a ceteza que o outro nos compreende e que somos compreendidos, pois a compreensão é aptidão para sentir o que “outro” pensa e sente, e isto é sem dúvida sensibilidade social.
Este trabalho foi sem dúvida uma mais-valia a nível pessoal, e será certamente a nível profissional, pois sempre pensamos que comunicar era fácil, mas não, seja qual for a forma de comunicaçao esta tem de ter sentido, e acima de tudo tem de ser cuidada.






Dias, J.M. (1999). A Comunicação Pedagógica. Coleção Formar Pedagogicamente. Instituto de Emprego e Formação Profissional.