Educação Socioprofissional - A Caminho da Igualdade


Este blogefólio nasce no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, do curso de Licenciatura em Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo. Contudo, na sua normalidade tudo o que nasce deve crescer e desenvolver-se, assim sendo este blogefólio tem vindo a crescer, agora ministrado pela Master Orquídea Campos, no âmbito da Unidade Curricular, Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II . O blogefólio tem como objetivos a partilha informações entre indivíduos de diferentes áreas geográficas, uma vez que pode ser visualizado em todas as regiões do Mundo, esta ferramenta permite dar mais visibilidade ao curso (Educação Socioprofissional), sendo também uma forma de mostrar o desenvolvimento do meu trabalho.

Todo este trabalho, enriquece-me pessoalmente e profissionalmente.

Educação Especial - Educação inclusiva

Começo por introduzir o conceito de Educação Especial que é o ramo da Educação,  que se ocupa pelo atendimento e pela educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas para cada tipo de crianças. A educação especial realiza-se fora do sistema regular de ensino, o que por vezes não é benéfico para elas, pois não se promove o convívio entre estas crianças e as ditas normais, daí que todo este processo de adaptação seja difícil, “ A rejeição do anormal, do estranho, do desconhecido e mesmo do diferente é uma reacção primitiva fundamental” diz R. Zazzo (citado por Vayer; Romain) eis por que o problema da aceitação a da integração das crianças deficientes á sociedade dos adultos é um dificuldade de todos os tempos e de todas as sociedades.
     Comece-mos pelo inicio,  quando se é pequeno tudo parece mais fácil e, mais belo, no entanto, quando se pensa que está tudo bem, na realidade não é bem assim, pois há crianças diferentes, que no fundo não são mais nem menos que todos as outras!


Educação inclusiva

 É em 1994, com a Declaração de Salamanca que a educação inclusiva toma importância com o principal objectivo de promoção da educação para todos. A integração entre crianças tem muitas vantagens, desejando um desenvolvimento conjunto em que todas as crianças possam ter as mesmas oportunidades, promovendo desta forma a igualdade. Mas nem tudo são vantagens também existem desvantagens nomeadamente devido aos obstáculo das escolas regulares, justamente pela dificuldade de adaptarem correctamente a estas crianças especiais de modo a alcançarem a sua integração, torna-se ainda mais complicado quando os custos para se criar as condições adequadas são altíssimos. Contudo a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular vem se fortalecendo, principalmente em função da pressão de familiares e educadores, que vêm vantagens pedagógicas e sociais não só para estes alunos, como para todo o grupo. 


 Concluindo o direito à igualdade e à diferença traduz-se na necessidade de uma clara consciência do que pode e deve ser diferenciado e do que pode e deve ser uniformizado. A diferenciação constitui um mecanismo de equidade e deve ser utilizada relativamente a todas as áreas do acto educativo que contribuem para a qualidade do ensino prestado e que determinam o sucesso educativo dos alunos. 





















Texto de Cátia Monteiro, imagem de GoogleImagens - Cadeirante_copy.jpg