Educação Socioprofissional - A Caminho da Igualdade


Este blogefólio nasce no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, do curso de Licenciatura em Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo. Contudo, na sua normalidade tudo o que nasce deve crescer e desenvolver-se, assim sendo este blogefólio tem vindo a crescer, agora ministrado pela Master Orquídea Campos, no âmbito da Unidade Curricular, Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II . O blogefólio tem como objetivos a partilha informações entre indivíduos de diferentes áreas geográficas, uma vez que pode ser visualizado em todas as regiões do Mundo, esta ferramenta permite dar mais visibilidade ao curso (Educação Socioprofissional), sendo também uma forma de mostrar o desenvolvimento do meu trabalho.

Todo este trabalho, enriquece-me pessoalmente e profissionalmente.

Pedagogia vs Andragogia

Pedagogia é uma ciência ou disciplina do ensino que começou a se desenvolver no século XIX. A pedagogia estuda diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático.

Temas abordados pela pedagogia

üAprendizagem de conhecimentos;
üMétodos e sistemas pedagógicos;
üDidáticas e práticas pedagógicas;
üConteúdos educacionais;
üO aluno no processo educativo;
üO papel do professor no processo educacional.

Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia que se refere à educação de crianças


Princípios da Andragogia

üNecessidade de saber;
üAuto conceito do aprendiz;
üPapel das experiências;
üProntidão para aprender;
üOrientação para aprendizagem;
üMotivação

-Para ambos, importa desenvolver uma formação integral, permanente, crítica e sobretudo, construída pelo próprio indivíduo que aprende e às vezes ensina, reintegrando em si o conhecimento, numa construção pessoal e única. Com o objectivo máximo de tornar a vida autónoma, participativa e adaptativa, para cada ser humano em particular.  A pratica andragógica proporciona, ao adulto que quer aprender, a sua participação activa no seu próprio processo de aprendizagem, que intervenha na planificação, programação, realização e avaliação das actividades educativas em condições iguais com os seus companheiros e participantes, nomeadamente com o formador.  Já a prática pedagógica é definida pelo professor, em função conteúdos e objectivos escolares, frequentemente exteriores ao aluno, que, em função de motivações extrínsecas, deve apreender o teor da informação facultada.