Educação Socioprofissional - A Caminho da Igualdade


Este blogefólio nasce no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, do curso de Licenciatura em Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo. Contudo, na sua normalidade tudo o que nasce deve crescer e desenvolver-se, assim sendo este blogefólio tem vindo a crescer, agora ministrado pela Master Orquídea Campos, no âmbito da Unidade Curricular, Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II . O blogefólio tem como objetivos a partilha informações entre indivíduos de diferentes áreas geográficas, uma vez que pode ser visualizado em todas as regiões do Mundo, esta ferramenta permite dar mais visibilidade ao curso (Educação Socioprofissional), sendo também uma forma de mostrar o desenvolvimento do meu trabalho.

Todo este trabalho, enriquece-me pessoalmente e profissionalmente.

Cérebro Triúnico


“Um dos modelos mais marcantes sobre a evolução e funcionamento do cérebro foi proposto por Paul MacLean em 1973. É chamado o CÉREBRO TRIÚNICO. Segundo ele, o cérebro mais avançado do homo-sapiens-sapiens teria evoluído de uma primeira estrutura arcaica o CÉREBRO NODAL originalmente chamado de REPTÍLICO, responsável por funções básicas como controles autonômicos do coração, respiração e outros sem os quais não há sobrevivência do organismo.


É de ação rápida adequada para decisões vitais como ataque ou fuga. A segunda estrutura é a do CÉREBRO LÍMBICO com reações mais lentas porém mais eficientes que os simples comandos do cérebro reptílico, melhorando assim o desempenho e portanto trazendo vantagens comparativas capazes de atender às pressões seletivas motoras de evolução segundo o modelo do grande pioneiro Charles Darwin. Mas ainda faltariam fatores essenciais como: estratégias de comportamento, avaliação de riscos, fatores que dependem de experiências tipo ensaio e erro, com correspondente estocagem, organização e mecanismos de busca em BANCOS DE DADOS, de curta e longa duração (MEMÓRIA), obtidos a partir dos sentidos que hoje chamaríamos MULTIMÍDIA como visão, audição, tato, olfato e paladar, o conjunto fornecendo ao organismo o complexo denominado COGNIÇÃO. Outras funcionalidades foram gradualmente adquiridas, sobretudo para a formação de cognição complexa e dinamicamente interativa com o ambiente e outros organismos que denominamos, de maneira geral, INTELIGÊNCIA.

Esta função foi gradualmente adquirida pela formação do terceiro cérebro: a NEOCÓRTEX. Esta é constituída por células nervosas e ainda mais, estruturada em dois hemisférios (direito e esquerdo) ligados por um verdadeiro cabo, o CORPO CALOSO.”