Educação Socioprofissional - A Caminho da Igualdade


Este blogefólio nasce no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, do curso de Licenciatura em Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo. Contudo, na sua normalidade tudo o que nasce deve crescer e desenvolver-se, assim sendo este blogefólio tem vindo a crescer, agora ministrado pela Master Orquídea Campos, no âmbito da Unidade Curricular, Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II . O blogefólio tem como objetivos a partilha informações entre indivíduos de diferentes áreas geográficas, uma vez que pode ser visualizado em todas as regiões do Mundo, esta ferramenta permite dar mais visibilidade ao curso (Educação Socioprofissional), sendo também uma forma de mostrar o desenvolvimento do meu trabalho.

Todo este trabalho, enriquece-me pessoalmente e profissionalmente.

Etapas do desenvolvimento do grupo - 2


2- Noção de equipa
a)Definição: Grupo em que as pessoas têm trocas diretas, em que as tarefas e os papéis são divididos com assentimento de todos e cujos esforços coletivos tendem para um objetivo comum e claro para todos.
b)Características:
- A comunicação direta: não existe manipulação consciente e inconsciente, rede de comunicação informal; (exemplo: quando se faz pequenas equipas de trabalho, divide-se tarefas, contudo muitas das vezes esta divisão não é feita ao milímetro, podemos cooperar sempre com o outro que em qualquer momento não se sente á vontade, ou seja todo o trabalho em equipa é aberto.)
- A solidariedade: confiança reciproca, aceitação das diferenças e das críticas; não há julgamento e as críticas só devem ser construtivas. Relação empatia, confiança pelo outro.
-O empenho pessoal: interesses individuais postos ao serviço de uma finalidade coletiva; tentar reajustamento por exemplo de horários.
- A centralização na tarefa: cooperação.

3- Fatores positivos e os travões à evolução de uma equipa:
a) Fatores positivos:
-A dimensão da equipa: 6 a 13;
-Estabelecimento de um quadro: clarificação dos papéis, fixação dos objetivos, tomada de decisões;
-Um líder centrado no grupo: desenvolvimento de relações interpessoais;
-Interesse da tarefa: saber fazer;
-Meios organizacionais: hierarquia equilibrada;

b) Travões à evolução favorável de uma equipa:
 -Grupo centrado no líder: dependência, falta de criatividade;
-Grupo centrado no grupo: sistema fechado, ineficácia;
-Comunicação descendente (de cima para baixo - sentido dirigentes colaboradores): passividade;
-Estrutura não é coerente (cada um para o seu lado): conflitos e ansiedade, instabilidade e insegurança. 





Sem comentários:

Enviar um comentário