Educação Socioprofissional - A Caminho da Igualdade


Este blogefólio nasce no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, do curso de Licenciatura em Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo. Contudo, na sua normalidade tudo o que nasce deve crescer e desenvolver-se, assim sendo este blogefólio tem vindo a crescer, agora ministrado pela Master Orquídea Campos, no âmbito da Unidade Curricular, Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II . O blogefólio tem como objetivos a partilha informações entre indivíduos de diferentes áreas geográficas, uma vez que pode ser visualizado em todas as regiões do Mundo, esta ferramenta permite dar mais visibilidade ao curso (Educação Socioprofissional), sendo também uma forma de mostrar o desenvolvimento do meu trabalho.

Todo este trabalho, enriquece-me pessoalmente e profissionalmente.

GRUPO



Grupo

Conjunto de indivíduos, relativamente organizados, com finalidades e interesses comuns, que estabelecem entre si relações interpessoais, formando uma unidade social.
Um grupo, então, são dois ou mais indivíduos interdependentes que se influenciam mutuamente através de interacção social.” (Forsyth, 1999, p. 5)

ü  O homem pertence simultaneamente a vários grupos com graus de inserção variada e sujeito a múltiplas interacções.
            Ex: Grupo profissional
                        Grupo familiar
                        Grupo de amigos
ü  Um conjunto/aglomerado/ajuntamento/multidão/ assistência/manifestação de pessoas, por si só, não constitui automaticamente um grupo.
            Ex: Fila de pessoas à espera do autocarro.


Para existir um grupo torna-se necessário:
  • Algum grau e frequência de interacção e de interdependência entre os seus membros
  • Algum grau de organização interna (partilha de normas e valores)
  • Cooperação entre os membros
  • Presença de objectivos percebidos e valorizados como comuns
  • Inter-relacionamento suportado num sistema de papéis
  • Auto-percepção de pertença ao grupo (e hetero reconhecimento)
  • Existência colectiva



ž  TIPOS DE GRUPOS



  1. Quanto à dimensão:
Grupos primários (restritos) - Família
  • Motivações afectivas
  • Comunicação directa e face-a-face
  • Relações frequentes e espontâneas
Grupos secundários (alargados) - Profissão
  • Relações formais, impessoais e pautadas pelos papéis desempenhados.
  1. Quanto à composição:
Grupos homogéneos
  • Similitude entre os seus membros
  • Necessidades idênticas e objectivos comuns
  • Maior eficácia na concretização dos objectivos
  • Geradores de maior segurança e de maior auto-satisfação
Grupos heterogéneos
Constituídos por membros dissemelhantes
Geradores de maior conflito e tensão interpessoais.
  1. Quanto às normas:
Grupos informais
  • Relacionamento informal e espontâneo
  • Normas geradas pela própria dinâmica do grupo no âmbito do inter-relacionamento que se estabelece entre aqueles que integram o grupo
Grupos formais
  • Relacionamento definido por normas e regras
  • Decorrem de códigos sociais institucionalizados e de normativos estabelecidos - escritos
  1. Quanto ao sistema de papéis:
  • Caracterizam-se pela distribuição de funções e de posições (estatutos) pelos diferentes membros do grupo, da qual depende a interacção e os comportamentos que legitimamente podemos esperar dos elementos que constituem o grupo
  • Diversidade de papéis em função dos grupos que se integra
  1. Quanto às actividades:
Claramente definidas
  • Grupos mais estruturados - definição do lugar e da posição dos indivíduos
  • Maior eficácia no cumprimento das tarefas e na realização dos objectivos do grupo
Menos definidas
  • Grupos em que é visível um maior grau de desorganização
  1. Quanto à estrutura:
Estrutura formal
  • Quando as interacções dependem de uma organização hierárquica, com base na autoridade, poder e responsabilidade (divisão e distribuição de tarefas)
Estrutura informal
  • Interacções que se estabelecem entre os elementos do grupo não previstas na organização funcional do grupo
  • Inexistência de qualquer tipo de estruturação social.