Educação Socioprofissional - A Caminho da Igualdade


Este blogefólio nasce no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, do curso de Licenciatura em Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo. Contudo, na sua normalidade tudo o que nasce deve crescer e desenvolver-se, assim sendo este blogefólio tem vindo a crescer, agora ministrado pela Master Orquídea Campos, no âmbito da Unidade Curricular, Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II . O blogefólio tem como objetivos a partilha informações entre indivíduos de diferentes áreas geográficas, uma vez que pode ser visualizado em todas as regiões do Mundo, esta ferramenta permite dar mais visibilidade ao curso (Educação Socioprofissional), sendo também uma forma de mostrar o desenvolvimento do meu trabalho.

Todo este trabalho, enriquece-me pessoalmente e profissionalmente.

"A Guerra do Fogo"

Ficha Técnica
Director: Jean-Jacques Annaud
Elenco: Everett McGill, Rae Dayn Chong, Ron Perlman, Nameer El-Kadi, Gary Schwartz, Kurt Schiegl, Frank Olivier Bonnet, Brian Gill.
Produção: Michael Gruskoff, Denis Heroux, John Kemeny
Roteiro: Gérard Brach
Fotografia: Claude Agostini
Trilha Sonora: Philippe Sarde
Duração: 97 min.
Ano: 1981
País: França/ Canadá
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida

Análise Globalizante
Exposição das ideias principais
 Este filme retrata tal como o nome indica uma guerra pelo fogo, conta -nos a história de uma tribo que tem em sua posse uma chama que está sempre protegida, pois ela é a única fonte produtora do fogo, contudo nem tudo corre bem, e no meio de uma guerra essa chama é perdida, desesperados três elementos “correm” atrás do fogo, ultrapassando muitas dificuldades, que no fundo acaba por evoluir todos eles. A dada altura um elemento tem o privilégio de ver como se faz fogo e fica boquiaberto, contudo a aprendizagem não é imediata, pois necessita de prática. A evolução do Homem e notável ao longo de toda a historia, mesmo gestualmente e através dos sons, pois não existe uma palavra ao longo do todo o filme, é possível perceber toda a história, provando que o silêncio também comunica.
Apresentação dos aspectos positivos / negativos 
No seu geral não considero que haja aspectos negativos concretamente, pois toda uma evolução exige erros, e é claro que nos dias de hoje é impensável ter alguns comportamentos evidenciados em toda a história mas naquele tempo faziam parte, contudo as cenas mais violentas são as que podem ferir algumas susceptibilidades.
Quanto aos aspectos positivos, na minha opinião é o filme no seu todo, mas o que mais me marcou foi a aprendizagem social, e a relação entre os grupos que permitia que unidos fossem mais fortes e capazes.
Pertinência pedagógica
Este filme tem uma componente pedagógica muito forte, apresentado a perspectiva da evolução cultural da espécie humana, através da socialização, comunicação e sexualidade.
As suas aprendizagens são diversas, através de tentativas de erro, imitações entre outras, estando a principal aprendizagem relacionada como o objectivo de evoluir, mesmo que em muitas situações o fizessem inconscientemente.
Palavras-chave
  A guerra do fogo; desenvolvimento; grupos; sentimentos, descobertas; amor; sexualidade; aprender e evoluir.

Análise Concentrada
Descrição do contexto e das situações/ reconstrução da temática (história)
A história inicia-se com uma tribo que tem em sua posse uma chama divina, que é “responsável” pela sobrevivência de todo o grupo, pois é através dessa chama que produzem o fogo, mas a certa altura são atacados por outra tribo, lutam entre si, a perda humana e gigantesca, e o seu bem mais precioso é perdido.
A tristeza daqueles que se salvam é notável. E sem mais soluções são eleitos três elementos do grupo para recuperar a chama.
Sem saber o que lhes espera embarcam na aventura, com objectivo principal- recuperar a chama, responsável pela sua sobrevivência.
Os três elementos, andam dia e de noite, ao frio e com fome, passam horas em cima de uma árvore para se protegerem de alguns leões que ameaçam a sua vida, alimentando-se de algumas folhas.
Ao avistarem alguns animais salivam, a fome é muita, e começam a desesperar, chegam mesmo a violentar-se entre si pois as condições são péssimas e não conseguem agir de outra forma.
Avistam uma fogueira, em cinzas, revoltam em cima dela e comem os restos que nela se encontram, contudo apercebem-se que são restos humanos e não aprovam, ou seja acabam por “cuspir” o que tem na boca. 
Defendem-se do frio com peles e animais e prosseguem o seu longo caminho.
A certa altura avistam uma lareira com chamas enormes, que pertence a uma tribo canibal, que tem em sua posse mulheres apreendidas de uma tribo mais evoluída, os diferentes grupos entram em conflito, e “conseguem” e libertar uma das mulheres capturadas, que os persegue, estes rejeitam a mulher, mas esta não desiste e acaba de certa forma por cativar um elemento do grupo quando através de umas ervas tenta curar os seus ferimentos.
Mais tarde entram novamente em conflito com outra tribo, mas desta vês existe uma entrave mais forte , um grupo de animais, grandes e fortes que ameaçam apenas pela sua existência, contudo e já a notar-se alguma evolução um elemento consegue cativar um animal, dando-lhe de comer,  os outros não entendem aquela atitude, mas o certo é que o homem cativa mesmo o animal, e conseguem assim continuar com a sua viagem.
Um dos homens força de certa forma a mulher e ter sexo, esta não entende pois já é mais evoluída. Tal como eles não entendem o porque desta se rir de algumas situações, pois eles não tem sentido de humor.
Certo dia a rapariga desaparece, e para espanto dos dois elementos, o “companheiro” da rapariga mostra raiva por não a encontrar e até parece hesitar prosseguir com a viagem, ele sente saudade por incrível que parece ele parece sentir amor por ela.
Continuam a viagem, mas um percalço conduz um dos homens até à tribo da rapariga, está tribo é mais evoluída e muito diferente, e é lá que este fica espantando quando se apercebe que a chama sagrada pode ser produzida pelos homens, este nem quer acreditar no que vê.
Querendo seguir com a sua viagem o três elementos vão embora, mas a rapariga vai com eles, pois esta é rejeitada na sua tribo por ser magra, uma vez que o modelo ideal de mulher deles teria de ser gordinha.
Numa das noites, a rapariga e o mesmo elemento envolvem-se sexualmente, mas destas vez de forma mais natural e demonstrando afecto. Os sentimentos e a evolução geral do grupo é notória e a rapariga contribuiu muito para isso.
De regresso a “casa” os elementos mostram a chama ao resto da tribo, a euforia e tanta que a chama acaba por cair dentro de água, o elemento que viu como se produzia o fogo tenta faze-lo, mas sem sucesso, e acaba por ser a rapariga com toda a sua experiencia a produzir a chama, todos ficam surpreendidos e maravilhados com tal feito.
Para terminar os elementos contam todas as histórias ao resto da tribo.
O filme termina com a rapariga nos braços do elemento da tribo por quem se apaixonou, numa linda noite de luar, a rapariga encontra-se grávida par a felicidade dos dois.
 Auto-avaliação
Gostei muito do filme, a realizar esta grelha foi como rever toda a história, que para mim foi incrível. Tive algumas dificuldades em expressar me mas fiz o meu melhor.
Espero que o meu resumo incentive a quem nunca viu o filme a ver.
Aconselho mesmo.








                                                                                              " La guerra del fuego.wmn"
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