Educação Socioprofissional - A Caminho da Igualdade


Este blogefólio nasce no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, do curso de Licenciatura em Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo. Contudo, na sua normalidade tudo o que nasce deve crescer e desenvolver-se, assim sendo este blogefólio tem vindo a crescer, agora ministrado pela Master Orquídea Campos, no âmbito da Unidade Curricular, Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II . O blogefólio tem como objetivos a partilha informações entre indivíduos de diferentes áreas geográficas, uma vez que pode ser visualizado em todas as regiões do Mundo, esta ferramenta permite dar mais visibilidade ao curso (Educação Socioprofissional), sendo também uma forma de mostrar o desenvolvimento do meu trabalho.

Todo este trabalho, enriquece-me pessoalmente e profissionalmente.

O PSICODRAMA E SOCIODRAMA


            O Psicodrama é uma metodologia de investigação e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou mesmo no relacionamento de uma pessoa consigo mesma, criada por JACOB LEVY MORENO (1889-1974).

            Introduzido por Jacob Levy Moreno no final da década de 20 como terapia de grupo, com o objetivo de favorecer as relações vivas e diretas com as emoções, sentimentos e fantasias do sujeito, graças às possibilidades expressivas que permeiam a representação teatral.
 
            O Psicodrama considera o exercício da espontaneidade e da criatividade, a aprendizagem de papéis e o desenvolvimento das redes relacionais como elementos facilitadores e transformadores do desenvolvimento social e pessoal do ser humano.

            Neste novo milênio, a sociedade exige uma ação criativa, articulada e participativa que viabilize soluções para as questões sociais da atualidade. O Psicodrama é uma das alternativas adequadas que favorece a realização dos projetos pessoais e grupais. Por isso, ele está nos Consultórios, Escolas, Organizações, Comunidades e demais contextos onde a ação psicodramática encontra possibilidades de transformação, expandindo os recursos disponíveis dos grupos e de cada indivíduo.










O Sociodrama é uma metodologia para usar nos grupos, socius que significa sócio e drama que significa acção, acção em benefício de outra pessoa. As técnicas de sociodrama fundamentam-se no psicodrama, psique que significa alma, o método que entra na verdade da alma através da acção, criado por Jacob Levy Moreno, o homem que trouxe o riso à psiquiatria, nos anos trinta do século passado. Para Moreno, o encontro, a espontaneidade e a criatividade são as chaves do Psicodrama/Sociodrama.

A acção, em sociodrama, centra-se no emergente do grupo, trabalhando-o com técnicas dramáticas, focando a atenção no aqui e agora, no outro e no eco que o outro provoca em cada elemento do grupo e o grupo em cada um dos seus elementos.  O Sociodrama facilita o conhecimento das dinâmicas dos grupos, expressão e integração de sentimentos, permite ter novas percepções, aprofunda o auto-conhecimento, treina a empatia, a espontaneidade e a criatividade