O Psicodrama é uma metodologia de investigação e intervenção nas relações interpessoais, nos grupos, entre grupos ou mesmo no relacionamento de uma pessoa consigo mesma, criada por JACOB LEVY MORENO (1889-1974).
Introduzido por Jacob Levy Moreno no final da década de 20 como terapia de grupo, com o objetivo de favorecer as relações vivas e diretas com as emoções, sentimentos e fantasias do sujeito, graças às possibilidades expressivas que permeiam a representação teatral.
O Psicodrama considera o exercício da espontaneidade e da criatividade, a aprendizagem de papéis e o desenvolvimento das redes relacionais como elementos facilitadores e transformadores do desenvolvimento social e pessoal do ser humano.
Neste novo milênio, a sociedade exige uma ação criativa, articulada e participativa que viabilize soluções para as questões sociais da atualidade. O Psicodrama é uma das alternativas adequadas que favorece a realização dos projetos pessoais e grupais. Por isso, ele está nos Consultórios, Escolas, Organizações, Comunidades e demais contextos onde a ação psicodramática encontra possibilidades de transformação, expandindo os recursos disponíveis dos grupos e de cada indivíduo.
O Sociodrama é uma metodologia para usar nos grupos, socius que significa sócio e drama que significa acção, acção em benefício de outra pessoa. As técnicas de sociodrama fundamentam-se no psicodrama, psique que significa alma, o método que entra na verdade da alma através da acção, criado por Jacob Levy Moreno, o homem que trouxe o riso à psiquiatria, nos anos trinta do século passado. Para Moreno, o encontro, a espontaneidade e a criatividade são as chaves do Psicodrama/Sociodrama.
A acção, em sociodrama, centra-se no emergente do grupo, trabalhando-o com técnicas dramáticas, focando a atenção no aqui e agora, no outro e no eco que o outro provoca em cada elemento do grupo e o grupo em cada um dos seus elementos. O Sociodrama facilita o conhecimento das dinâmicas dos grupos, expressão e integração de sentimentos, permite ter novas percepções, aprofunda o auto-conhecimento, treina a empatia, a espontaneidade e a criatividade