GRUPO
|
DEFENIÇÃO
|
DIMÂNICA DO
GRUPO
|
EFEITOS SOBRE
A TAREFA E DISFUNCIONAMENTO
|
Pseudogrupo
|
- Grupo de
pessoas que não se conhecem pessoalmente (não tem identidade)
- Não há
estrutura nem organização, - não há referências de líderes
|
Esta primeira
etapa trás algumas consequências negativas como por exemplo:
Desorganização
Solução:
tentativa de organização (debates, jogos…)
|
Não existe uma
real adesão à tarefa (inibição da ação; absentismo)
|
Simbiótico
|
-Conformidade
dos elementos (todos são iguais)
|
Consenso e
unanimidade de todos os elementos
|
Grupo pouco
produtivo e pouco criativo, não entram em conflitos de interesses, ideias…
|
Conflitual
|
- Necessidade
de diferenciação que pode gerar conflitos entre os membros do grupo
|
Necessidade de
estruturação e de organização interna
|
Má prestação
na tarefa, pois existe um desgaste nos conflitos que pode não ajudar a que a
tarefa se realize com êxito
|
Maduro
|
- Grupo
responsável, que tem as características necessárias para formar uma equipa
|
Consciencialização
das tarefas
|
Espírito de
equipa, centralização na tarefa
|
Educação Socioprofissional - A Caminho da Igualdade
Este blogefólio nasce no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, do curso de Licenciatura em Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo. Contudo, na sua normalidade tudo o que nasce deve crescer e desenvolver-se, assim sendo este blogefólio tem vindo a crescer, agora ministrado pela Master Orquídea Campos, no âmbito da Unidade Curricular, Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II . O blogefólio tem como objetivos a partilha informações entre indivíduos de diferentes áreas geográficas, uma vez que pode ser visualizado em todas as regiões do Mundo, esta ferramenta permite dar mais visibilidade ao curso (Educação Socioprofissional), sendo também uma forma de mostrar o desenvolvimento do meu trabalho.
Todo este trabalho, enriquece-me pessoalmente e profissionalmente.
Sem comentários:
Enviar um comentário