Educação Socioprofissional - A Caminho da Igualdade


Este blogefólio nasce no âmbito da Unidade Curricular de Técnicas de Animação de Grupo ministrada pelo Master Carlos Jorge De Sá Pinto Correia, do curso de Licenciatura em Educação Socioprofissional da Escola Superior de Educação Jean Piaget/Arcozelo. Contudo, na sua normalidade tudo o que nasce deve crescer e desenvolver-se, assim sendo este blogefólio tem vindo a crescer, agora ministrado pela Master Orquídea Campos, no âmbito da Unidade Curricular, Metodologias e Técnicas de Educação Gerais e Especiais II . O blogefólio tem como objetivos a partilha informações entre indivíduos de diferentes áreas geográficas, uma vez que pode ser visualizado em todas as regiões do Mundo, esta ferramenta permite dar mais visibilidade ao curso (Educação Socioprofissional), sendo também uma forma de mostrar o desenvolvimento do meu trabalho.

Todo este trabalho, enriquece-me pessoalmente e profissionalmente.

FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS ATITUDES


DEFINIÇÃO DE ATITUDE
Tendência ou predisposição adquirida e relativamente estável para agir, pensar ou sentir de uma determinada forma (positiva ou negativa) face a um objeto, pessoa, situação, grupo social, instituição, conceito ou valor.

COMPONENTES DAS ATITUDES
COGNITIVA
AFECTIVA
COMPORTAMENTAL

FORMAÇÃO DAS ATITUDES
-As atitudes formam-se no decurso do processo de socialização.
-Resultam de um grande número de experiências da pessoa com o objeto da atitude e/ou da interação social com as pessoas que exprimem a atitude.
-Constituem o produto final dos processos cognitivos, afetivos e comportamentais através dos quais ocorreram as experiências da pessoa com a atitude.


FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS ATITUDES




Modificação das atitudes:
  1. A persuasão (publicidade, campanhas…):
        de massa: tentativa de modificar o comportamento de uma sociedade inteira ou de um vasto sector dela - campanhas publicitárias, discursos políticos na TV;
        de grupo: o político na praça pública ou o professor numa aula;
        individual: o psicólogo que tenta persuadir um cliente ou um rapaz que luta por ter um encontro com uma rapariga
  1. A propaganda: técnica de persuasão de massas na esperança de mudar atitudes:
        Princípios que governam uma propaganda e uma persuasão eficazes:
-A mensagem deve ir ao encontro das necessidades e expectativas do público;
-As mensagens que permitem a um público identificar-se com pessoas de certo prestígio/fama/atratividade serão mais eficazes que aquelas que não o permitem;
-Quanto maior for a credibilidade do comunicador (ou do produto, ideia ou serviço), mais persuasiva será a mensagem.

  1. Exploração do medo (quanto mais assustada, mais facilmente uma pessoa se deixa persuadir)
  2. Poder de sugestionabilidade
  3. Lavagem ao cérebro (técnicas de persuasão individual - alteração radical de atitudes com base na coerção física e psicológica): exploração da debilidade, dependência e temor (exemplo: o programa oficial comunista chinês)




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